



Ontem (10), estive no Ribamar Elouf, uma escola bastante periférica, cuja referência em Timon é a localidade Morrins. Para chegar lá, até que não é complicado: toma-se a avenida principal do Parque Alvorada até o final do asfalto, dobra-se à direita e segue em frente até chegar lá!
Aqui algumas fotos. O Laboratório estava um pouco empoeirado. Todos os equipamentos tem drive de DVD e vieram instalados com o Windows XP mais MS Office 2003. Se são licenciados, não sabemos.
A primeira orientação foi que o Linux fosse instalado nas máquinas. Eu tentei fazer isto com as seguintes distros: Educacional 1.0 (Positivo), Educacional 2.0 e 2.2, Ubuntu 8.04, Ubunto 7.0, Debian Etch 686, Kurumin 7. O único que instalou beleza foi o Kurumin. Fiz isto em duas máquinas. Depois veio a orientação no sentido de deixar mesmo os XP que vieram instalados. Aí, ontem, eu fui visitar a escola para agendar uma turma de capacitação dos professores, para ver como estava o laboratório e para reinstalar os XP!
Sobre o Laboratório, temos um micro com defeito (entra no SETUP, mas não carrega nem instala o XP), um micro com monitor com defeito (a imagem da tela fica oscilando no sentido vertical) e um outro que, no final, não estava reconhecendo o HD (Falta de Sistema Operacional). Assim, precariamente, temos oito micros. Os pontos de rede instalados são oito (para dez computadores sobram dois!). O laboratório não tem switch para viabilizar rede local. Solicitei ao Aquino que adquirisse um.
Dois micros estavam com o Kurumin Linux 7.x (que eu instalei da última vez). Aí eu tive o trabalho de reinstalar o XP (é trabalhoso): dá boot pelo HD, exclui partições, formata o HD em NTFS, instala o sistema, instala anti-virus avast, instala adobe, instala MS Office, configura usuários...êh! é roça!
No final, deu tudo certo. Criei dois usuários no XP, um professor e outro aluno, à semelhança do que vem configurado no Linux Positivo 1.0 da maioria dos LIEDs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário