domingo, 15 de novembro de 2009

Uso da WebQuest




Entrevista com a Professora de Inglês Edna Silva

1) Como Conheceu a Estratégia WebQuest?
Conheci a WebQuest durante um curso de especialização em Ensino de Língua Estrangeira Moderna, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba-Brasil. Havia um módulo sobre o uso de tecnologias em ensino de idiomas, no qual tivemos que elaborar uma WebQuest. Achei tão interessante a metodologia que acabei por fazer a minha monografia de conclusão de curso sobre o assunto.

2) O Que você acha da Estratégia WebQuest Para os Professores e Para os Alunos?
Considero uma ferramenta poderosa para complementar conteúdos discutidos em sala. É uma forma do aluno poder vivenciar na prática aquilo que foi exposto pelo professor. Como professora de língua inglesa e sendo esse o idioma mais recorrente na internet, o aluno tem contato com conteúdos autênticos de uso do idioma e ainda, é possível o contato com falantes nativos da língua inglesa. Outro aspecto bastante relevante em relação ao uso da WebQuest é que os trabalhos feitos através dessa metodologia podem ser divulgados on line, extrapolando os limites impostos pela sala de aula. Ou seja, o aluno não apresenta somente o trabalho para o grupo e para o professor, mas pode dividir os resultados de sua pesquisa com todo o mundo. É a democratização e a divulgação do conhecimento, na minha opinião, o melhor resultado que a WebQuest pode oferecer.

3) Conte-nos um pouco sobre a sua Experiência com as WebQuests
A minha experiência com WebQuest é mais teórica do que prática. Mas o que eu observo é que os alunos têm mais interesse em utilizar recursos da internet do que o próprio professor. Vários colegas com quem trabalho têm uma grande resistência em usar qualquer ferramenta relacionada à internet, o que é um pena. Acho que a internet oferece um campo de possibilidades infinitas e que não podem ser desconsideradas por qualquer professor, seja qual for sua área de atuação.

4) A Que tipo de público foi aplicado? E quais os resultados obtidos?
Como disse antes, minha relação com a WebQuest pertence mais ao plano teórico. Ainda não tive oportunidade de trabalhar efetivamente com esse recurso em sala de aula, uma vez que a instituição onde trabalho como docente não tem um laboratório de informática, o que é uma pena.

5) Quais as principais dificuldades desta Estratégia?
Acho que grande dificuldade desta estratégia parte do próprio professor, que não se sente à vontade em usar os recursos que estejam disponíveis na internet. E o interessante é que não percebo nenhuma resistência por parte dos aprendizes - especialmente os mais jovens - em utilizar tais recursos. Por vezes, são os próprios alunos que comentam em sala alguma novidade que eles encontram no mundo virtual. Outra dificuldade (que é a que eu encontro) é a falta de um laboratório de informática que permita trabalhar efetivamente com os alunos dentro do ambiente escolar. Ou seja, as dificuldades que eu percebo em relação à WebQuest não são pertinentes à ela, mas sim ao meio para a sua efetiva implementação.

6) O Que você acha da integração das ferramentas da Web 2.0 nas WebQuests?
Como disse antes, a minha experiência com a WebQuest é mais teórica do que prática. E o conceito de Web 2.0 ainda é muito incipiente para mim. Não tenho ainda como avaliar a integração entre essas duas ferramentas.

7) Na sua opinião quais as perspectivas de futuro das WebQuests?
Acredito que a internet é o campo de atuação da educação no futuro. A divulgação e democratização do conhecimento que a internet permite quebrou o grande paradigma da relação entre quem ensina e quem aprende. O professor não é mais o detentor absoluto do conhecimento, pois com a internet, o aluno tem condições de construir seu próprio conhecimento. O nosso papel como professor passa a ser a de um orientador, pois como a internet fornece inúmeras fontes de conhecimento, é muito fácil o aluno se perder nesse mar de informações. É aí que a WebQuest pode realmente a ser o meio através do qual o professor seleciona as fontes de maior relevância para o o aprendizado.

Edna Marta Oliveira da Silva: Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1986) e graduação em LETRAS Inglês pela mesma instituição (2003). Como designer, trabalhou por 15 anos com projetos de design gráfico para produções de televisão, junto à RPC - Rede Paranaense de Televisão, Curitiba, PR. Atualmente, dedica-se exclusivamente ao ensino da língua inglesa, atuando como docente da Associação Franciscana de Ensino Sr. Bom Jesus - AFESBJ, Curitiba, PR. Tem grande interesse pelo estudo de ambientes virtuais de aprendizagem e pela produção de material didático voltado ao ensino de língua inglesa. Em 2008, concluiu sua especialização em Ensino de Língua Estrangeira Moderna, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Sua monografia de conclusão de curso intitula-se "A WebQuest na Internet: o novo material didático", onde desenvolveu um estudo comparativo entre a metodologia WebQuest e livro didático utilizado no ensino de língua inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário