sábado, 10 de abril de 2010

V ENCONTRO DAS ESCOLAS-IRMÃS/BRASÍLIA-DF

As professoras Célia Maria de Melo Machado (formadora no Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE/Timon, e colaboradora do Programa Escolas Irmãs), Francisca Marli Leite dos Santos ( Gestora Titular da U.E. Firmo Pedreira), Maria da Conceição Santos, ( Coordenadora Pedagógica da U.E Francisco Vitorino D’Assunção ) e Glafira Barbosa da Silva, ( professora do C.E. Profª Maria Adelice Martins, em Parnarama - MA), estiveram em Brasília-DF, na companhia de 41 (quarenta e um) gestores, professores e alunos das escolas estaduais e municipais de Bacabal, para participar do V ENCONTRO DAS ESCOLAS-IRMÃS, que aconteceu no dia 26/03/2010, no auditório Dom João VI, no Museu da Impressa Nacional.
Estiveram presentes no evento o Coordenador Nacional do Programa Escolas- Irmãs, Dr. Márcio Cruz; Liam Kane, o sociólogo e linguísta que trabalha no Departamento de Educação de Adultos da Universidade de Glasgow, Escócia, Europa; Selvino Heck, Assessor Especial do Presidente da República. Além de gestores, coordenadores, professores e alunos de escolas do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, e do norte e nordeste somente do Maranhão.
Na abertura houve uma apresentação cultural do Coral da Escola Vila do Boa, São Sebastião-DF, e na programação uma conferência inaugural com o sociólogo Liam Kane, que falou sobre o legado de Paulo Freire; Apresentação teatral sobre Paulo Freire (Escola Myriam Pelles - Santo Antônio do Descoberto/GO); Balanço dos 7 anos de experiência do Programa Escolas Irmãs - Apresentado por Selvino Heck - Assessor Especial do Presidente da República; Abertura para visitação do Museu da Imprensa Brasileira; Acolhida dos educadores da RECID nas oficinas; e as seguintes oficinas: 1- Mobilização social pela educação, Linda Goulart (MEC); 2- Chá literário com Paulo Freire, Wilma Rodrigues (Voluntária Escolas-Irmãs); 3- Educação Popular como Politica Publica, Chico Nogueira, Calimério Gonçalves Jr. e Aldinéia Oliveira (RECID); 4- A parceria e o diálogo entre as Escolas-Irmãs na Educação Infantil: a pluralidade das linguagens, Valéria Andreetto (Jardim dos Pequenitos - Santo André/SP) e Mônica Souza (Escola Espaço Aberto - Mariana/SP); 5- A arte de contar histórias, Clara Rosa (Voluntária da Casa dos Autores). O encerramento aconteceu com uma apresentação cultural.
O objetivo do V Encontro Nacional de Escolas-Irmãs é dar visibilidade à necessidade de um projeto de educação cidadã através da valorização da historia de Paulo Freire

Saiba mais: www.planalto.gov.br/escolasirmas

Confiram as fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário